Fala sobrevivente, tudo certo?
Acabamos de implementar as 4 estações em nosso servidor (infelizmente ainda não é possível nevar), as estações tem a duração de 1 semana (7 dias), todas as quinta-feiras ela será alterada, seguindo a ordem: Outono, Inverno, Primavera e Verão.
Cada estação requer uma abordagem diferente de gameplay, exigindo mais de suas habilidades de sobrevivência. Vamos contar tudo sobre cada estação logo abaixo.
Importante
A partir de agora é muito importante se atentar a hipertermia e hipotermia, elas serão mais uma das ameaças de Chernarus. Saber controlar a temperatura do seu personagem será crucial para a sua sobrevivência.
A hipertermia é uma situação que acontece quando o corpo fica com uma temperatura mais elevada do que normal.
A hipotermia é quando a temperatura do corpo se encontra abaixo dos 35°C.
A temperatura corporal ideal para o seu personagem é entre 36°C e 38°C, qualquer temperatura abaixo de 35°C levará o seu personagem a primeira fase hipotermia. E temperatura acima de 38°C te levará ao estagio de hipertermia. Existem 5 fatores que afetam de forma direta a sua temperatura corporal: Sol, Chuva, Vento, Altitude e a vestimenta.
As 4 primeiras (Sol, Chuva, Vento e Altitude), afetam diretamente o clima do mapa. A roupa que o seu personagem esta usando, afeta diretamente a temperatura total do seu corpo. Para calcular isso, o servidor utiliza de uma medida chamada Heat Comfort, vamos explicar melhor sobre ela logo abaixo.
Heat Comfort
Cada peça de roupa que o seu personagem usa, possui um valor X de heat comfort, quando somamos o valor geral de heat comfort de todas as peças de roupa, conseguimos determinar o quanto a sua vestimenta esta te aquecendo ou não.
Vamos simular uma vestimenta:
- Chapéu comum - 2 Heat Comfort
- 1 par de tenis - 4 Heat Comfort
- Jaqueta comum - 12 Heat Comfort
Somando esses 3 items, chegamos a um total de 18 Heat Comfort, o que o servidor irá fazer é pegar o 4 items mencionados antes (Sol, Chuva, Vento e Altitude) + o total do seu Heat Comfort e definir a temperatura atual do seu personagem em graus celsius.
A temperatura do seu personagem irá flutuar de forma lenta, muito parecida com a barra de saúde por exemplo. Dessa forma, mesmo que você fique com hipertermia e retire suas roupas rapidamente, irá levar um certo tempo para a temperatura do corpo do seu personagem se equilibrar novamente. O mesmo se aplica para a hipotermia.
Evite muitas roupas no verão ou se molhar no outono e inverno por exemplo. Em caso de hipertermia severa, a solução mais rápida é submergir o seu personagem em um rio ou mar. Em casos de hipotermia severa, utilizar de bons agasalhos, fogueiras, lareiras e lugares quentes.
Com a temperatura do corpo muito baixa, a energia do seu personagem irá perder energia e consumir mais alimento do que você pode ingerir. Em casos de temperatura muito alta, o seu personagem irá desidratar, o organismo do seu personagem irá consumir mais água do que o estado natural, não é apenas beber água e sim saber o tipo de vestimenta que deve usar.
Quando o ícone de temperatura é vermelho ou azul escuro, tomamos 0,15 dano à saúde por segundo, nos matando em 11 minutos da saúde plena. Estar no vermelho também drenará água em vez de energia, drenando 0,6 hidratação por segundo, e 0,45 hidratação por segundo quando no amarelo. Quando no azul claro ou azul escuro, perdemos 0,33 e 0,45 energia por segundo.
Estações
Outono
Possiblidade de chuva e os dias são relativamente longos!
Clima: Sol leve, nublado, chuva e neblina
Temperatura: Min 5° - Max 12°
Inverno
Baixas temperaturas e os dias são mais curtos!
Clima: Nublado, neblina e vento forte
Temperatura: Min -15° - Max -5°
Primavera
A melhor estação e os dias são relativamente longos!
Clima: Céu limpo e vento leve
Temperatura: Min 24° - Max 33°
Verão
Calor intenso e os dias são mais longos!
Clima: Céu limpo
Temperatura: Min 32° - Max 39°
O sistema de 4 Estações ainda pode sofrer alterações, de acordo com as necessidades!
Dead Rising Brasil